Nome Científico: Nephrolepis exaltata
Nomes Populares: Samambaia-americana, Lâmina-de-espada, Samambaia-de-boston, Samambaia-espada
Família: Davalliaceae
Como cultivar
Normalmente, as samambaias quando compradas já vem com substrato, mas não são muito bons e precisam de uma aplicação melhor para ajudar no desenvolvimento da planta. Uma dica de substrato de qualidade é juntar 50% de fibra de coco com 25% de terra normal e 25% de areia de construção ou 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca. Com relação à poda, basta cortar as folhas amareladas e os ramos que estejam secos ou doentes. As samambaias quando bem nutridas ficam ainda mais saudáveis e bonitas. Por isso, é importante adubar o solo. O adubo orgânico é o mais indicado porque recupera e preserva o solo sem o uso de agrotóxicos. A aplicação deve ser mensal. Use torta de mamona, farinha de osso ou casca de ovo moída. Sob meia-sombra, mas também podem receber iluminação indireta, difusa. São plantas rústicas e que não gostam de frio intenso. Ideal para ambientes Interno e externo.
Altura
Pode chegar até 60 cm de altura
Como Regar
devem ser irrigados com frequência, porém devem ser bem drenados. A alta umidade do ar também as favorece, e pulverizações periódicas são importantes principalmente quando o tempo está seco.
Benefícios
Além de adornar ambientes, a samambaia tem propriedades nutricionais. Cada 100 gramas reúnem proteína, carboidrato, vitamina A, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), além de minerais como ferro, cálcio, magnésio, manganês, potássio, cobre, zinco, selênio e zinco. Só de vitamina C, a planta representa 44% das necessidades diárias auxiliando em diversas áreas do organismo.
Comments